Proteção veicular x Seguro



O serviço prestado pelas Associações de Proteção Veicular não é a venda de “Apólices de Seguro”. Associações de Proteção Veicular (desde que devidamente registradas e legalizadas) funcionam de forma parecida com “cooperativas”, onde um grupo de pessoas se une e dividem entre si os prejuízos ocorridos no período, sendo o valor a ser pago pelos associados o resultado do rateio dos prejuízos, enquanto que uma companhia seguradora, o cálculo é realizado por estatística, avaliando o perfil de seu cliente: Idade, tempo de habilitação, endereço, condutores, se possui garagem, etc..

Basicamente, a Proteção Veicular se destina a qualquer pessoa que possua um veículo e que não possa ou não esteja disposta a arcar com os altos custos gerados por um seguro tradicional.

Além disso, uma das principais diferenças entre a Proteção Veicular e o Seguro é a transferência de risco. Quando você contrata um seguro, você transfere o risco para a seguradora, que cobra caro por isso. Porém, na Proteção Veicular, o associado divide os riscos com os demais associados.